terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Papo de Criança, mãe!

Apenas seguindo o post “Fui pra diretoria”, ocorreu um episódio correlacionado e um tanto engraçado. Algumas vezes, quando você está em meio a uma conversa, a criança chega eufórica falando outro assunto e cortando o diálogo, como um trem bala. Com processo de repetição de educação, percebe-se que eles aprendem que isso, é errado. Mas, como todos algumas vezes, repetimos os mesmos erros...esses seres pequeninos, também os cometem. Sempre a melhor maneira, é explicar com tranqüilidade que naquele momento, ela deve aguardar um pouco, a sua vez de falar. Lógicamente, se for algo emergencial, largue tudo.
Com minha filha, também sempre foi assim. Basta ser criança. E na maioria das vezes, ela mesma quer saber sobre o que é o assunto rolando, entre os adultos. Nem sempre é possível, envolver a criança no tema. Digo apenas...que é papo (coisa) de adulto e quando crescer, posso lhe explicar melhor, mas aquele...não é o momento. Incrivelmente...ela entende e respeita. Outro dia numa brincadeira na cama da mamãe...veio o assunto.
- As aulas vão começar mamãe, faltam quantos dias?
- 10 dias, querida.
- Vou precisar ter uma conversinha com a Gabriela.
Ouvi aquilo enchendo minha mente de dúvidas. Alguns adultos, quando falam que terão “uma conversinha” com fulano...é por que vão se segurar ou não, para não sair aos tapas. Continuei atentamente.
- É mesmo filha? – perguntei para que o diálogo se desenrolasse.
- É mãe...
- O que você quer conversar com ela?
- Ainda não sei mãe. Preciso falar alguma coisa...ela precisa mudar o jeito dela.
- Bom...pode conversar com ela, com calma...nada de bater, certo? – minha mente estava totalmente embaraçada.
- Eu sei mamãe. Na verdade eu ainda não sei mesmo o que vou falar. Ah mãe!!! É papo de criança!!!
Lembrei de quando eu falava que tal coisa...era...”papo de adulto”. Tal frase, confirmou o que sabemos. Tenha cuidado, uma criança observa muito. Uma criança, ouve muito e assimila. Não subestime esses seres pequeninos. São pequenos...mas não são...bobos.
Juli.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa é a minha neta! cheia de surpresas boas!